top of page

CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA REGIONAL TRANSFRONTEIRIÇA

ANDALUZIA - MARROCOS - PORTUGAL, COOPERAÇÃO, INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Sevilha 24, 25 y 26 de Junho de 2005 >

O 1º Congresso Internacional de Política Regional Transfronteiriça Andaluzia - Marrocos - Portugal, Cooperação, Investimento e Desenvolvimento, expõe os principais objetivos económicos, sociais e territoriais derivados da nossa situação geográfica e pertença à União Europeia. As fronteiras, regiões e cidades adquirem um novo significado nas orientações de coesão territorial, atendendo ao caráter transnacional dos projetos e à ordenação do território. Desta forma o território, elemento base na política regional, assume um papel protagonista tendo como fim atender as necessidades específicas de cada espaço e favorecer o desenvolvimento enantrópico do mesmo.

 

   O debate aberto pela União Europeia defende que a política de coesão deveria cobrir todo o território da UE, assim como os seus territórios transfronteiriços, não como simples mecanismo de solidariedade, mas procurando promover o potencial de desenvolvimento  endógeno das regiões europeias e suas limítrofes. Neste aspeto devemos assinalar que a cooperação territorial é um elemento fundamental para conseguir o objetivo da  política de coesão, onde é necessário conectar mediante infraestruturas que facilitem o acesso dos serviços aos cidadãos dos territórios mais atrasados com os centros mais desenvolvidos. Analogamente a UE deve potenciar  a governação territorial através das fronteiras, de maneira que se alcance uma massa crítica na prestação de serviços públicos ou desenvolver projetos de interesse comum.

   

   Neste Congresso Internacional de Política Regional Transfronteiriça estudar-se-á a necessidade de coordenação a nível europeu, regional, institucional e empresarial para a ordenação territorial, o meio ambiente, a I+D e a inovação e o desenvolvimento sociocultural das sociedades, sabendo que as novas mudanças implicam  uma maior flexibilidade mantendo uns eixos e níveis de desenvolvimento para todos os Estados e territórios que facilitem o progresso e adaptação dos mesmos à idiossincrasia dos espaços.

 

   Este 1º Congresso Internacional de Política Regional Transfronteiriça Andaluzia - Marrocos –Portugal, nasce ao mesmo tempo com a  ideia da necessidade de aumentar o nível de colaboração público-privado, e fazê-lo não só em termos quantitativos como também qualitativos.

 

   A atual dimensão económica da investigação e sua relevância no desenvolvimento e bem-estar das nossas sociedades, estão a redesenhar os papéis tradicionalmente atribuídos às iniciativas públicas e privadas. Cada vez se exige com maior contundência aos agentes públicos um esforço no alinhamento da sua atividade com as necessidades dos agentes económicos e sociais, em simultâneo espera-se destas mesmas um aumento do nível de corresponsabilidade para afrontar os grandes objetivos da sociedade, em grande medida, apoiando a geração de novo conhecimento, nem sempre rentável a curto prazo.

 

   Tudo isto chama para a necessidade de incrementar o nível de colaboração público-privado em investigação, e de fazê-lo não só em quantidade, mas também em qualidade. Finalmente, expõe-se um verdadeiro compromisso para reforçar e renovar a cooperação, sendo este 1º Congresso Internacional uma oportunidade  e um ponto de encontro entre todas as empresas e instituições públicas ou privadas que têm interesses económicos, sociais e culturais com os povos de Andaluzia, Marrocos e Portugal.

 

   O excelente acolhimento recebido por investigadores, profissionais e instituições económicas ou políticas no preambulo deste 1º Congresso Internacional, permitirá expor distintos projetos, a problemática e avances na investigação económica e proporá soluções a diferentes problemas.

 

   A realidade económica viu-se recentemente submetida a múltiplas transformações que afetam diretamente a competitividade das empresas e a sua abertura ao exterior, assim como a produtividade e esforço inovador ou tecnológico.

 

   Estas mudanças  experimentadas a nível nacional e internacional junto com os novos cenários de política regional europeia e qualquer outro acontecimento com repercussão na esfera económica da Andaluzia, exigem novas análises e estudos que conduzem à convocatória e realização deste 1º Congresso Internacional de Política Regional Transfronteiriça Andaluzia-Marrocos-Portugal. A Academia Andaluza de Ciência Regional, entidade coordenadora e organizadora, convida à presença e participação de todos os interessados com o convencimento de que só um melhor conhecimento da realidade (…) e o esforço coletivo e solidário de todos pode permitir  abordar o futuro com uma resposta satisfatória.

 

CONTEÚDO

 

O conteúdo do 1º Congresso de Política Regional Transfronteiriça versará sobre as seguintes linhas:

 

1. Área Cooperação ao Desenvolvimento.

2. Área de Turismo, ócio, cultura e desporto.

3. Área Infraestruturas, equipamentos e transporte.

4. Área Indústria e Novas Tecnologias.

5. Área sector FAO (agricultura, ganadaria, pesca e alimentação).

O Comité Científico e Organizado do Congresso convida a participar àquelas pessoas, empresas ou instituições que demonstrem interesse pelo mesmo. Neste sentido podem enviar as vossas propostas de comunicações sobre os temas mencionados anteriormente, na sede da Academia Andaluza de Ciência Regional antes de 15 de junho de 2015.

 

Direção: Departamento de Economia Aplicada III, Universidade de Sevilha,
Av. Ramón y Cajal, 1, 3ª planta
41018 Sevilla

E-mail: contacto@acacr.es

bottom of page